Monitoramento da Qualidade do Ar

Monitorar - Entender - Acompanhar - Informar

Índice de qualidade do ar hoje
Campo Grande-MS
36
Seguro à saúde humana
Updated on 12h at 25/02/2021

ESTAÇÃO DE MONITORAMENTO - EMQAr


O monitoramento da qualidade do ar teve início em 10 de março de 2021 com a entrada em funcionamento dos analisadores de Material Particulado (PM10 e PM2,5). O material particulado é o principal poluente atmosférico utilizado como parâmetro para a análise e caracterização da qualidade do ar devido à frequência de ocorrência e aos prejuízos à saúde e ao meio ambiente que ele pode causar.


Estação de Monitoramento do Ar

Campo Grande-MS

Compreendendo a Qualidade do Ar


Poluente atmosférico: qualquer forma de matéria em quantidade, concentração, tempo ou outras características, que tornem ou possam tornar o ar impróprio ou nocivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e flora ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade ou às atividades normais da comunidade (Resolução CONAMA 491/2018).

Leia mais ->


Os poluentes na atmosfera podem ser de origem natural (são então emitidos pela vegetação, erosão do solo, vulcões, oceanos, etc.) ou de origem antropogênica, ou seja, são "emitidos" pelas atividades humanas. Todos os setores da atividade humana são suscetíveis de emitir poluentes atmosféricos: atividades industriais, tratamento de resíduos e canteiros de obras, transporte (rodoviário, aéreo, fluvial), atividades domésticas (aquecimento em particular), agricultura ou silvicultura. Na atmosfera, os poluentes observados são aqueles emitidos diretamente por essas fontes, mas também aqueles resultantes de reações físico-químicas entre componentes químicos (poluentes primários e outros constituintes da atmosfera) regidos por condições meteorológicas.

Leia mais ->


A poluição do ar tem efeitos sobre a saúde e o meio ambiente e, portanto, tem repercussões econômicas. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) em suas diretrizes para o ar (resumo da avaliação de risco, atualização de 2005): "Respirar ar puro é considerado uma condição essencial para a saúde e o bem-estar humano. No entanto, a poluição do ar continua a representar uma ameaça significativa à saúde em todo o mundo. [...] Mais de 2 milhões de mortes prematuras a cada ano podem ser atribuídas aos efeitos da poluição do ar externo nas cidades e da poluição do ar interno [...] em todo o mundo."

Leia mais ->


O ar em ambientes internos é influenciado por fontes de poluição interna, bem como pela transferência de poluição externa.Passamos quase 80% do nosso tempo em espaços fechados, sejam eles privados (apartamentos, casas, trabalho, etc.) ou acolhedores (escolas, administrações, locais de lazer, etc.). A questão da qualidade do ar interior, há muito ignorada, desde então tem sido investida para compreender os problemas e áreas de melhoria. Este é um problema de saúde pública e uma questão econômica. Se existem muitas trocas de fluxos com o ar externo, os ambientes fechados têm muitas especificidades. A qualidade do ar interior é consistentemente pior do que a de um espaço aberto . Esta poluição é explicada pelos produtos e objetos do nosso dia-a-dia que emitem muitas substâncias, pelas nossas atividades e práticas e pela armadilha do isolamento se o ambiente for mal ventilado. Atenção especial ao ar interno é necessária para pessoas sensíveis: bebês, mulheres grávidas, asmáticos, idosos e pessoas com doenças cardíacas e insuficiência respiratória.

Leia mais ->


No exterior, existem diferentes ambientes para os quais se monitora a qualidade do ar: canteiros de obras, áreas industriais, etc.

Leia mais ->


Mudanças climáticas, associadas ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa (GEE), que absorvem a radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre e, assim, contribuem para o efeito estufa. Alguns GEEs estão naturalmente presentes, como dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. Outros chamados industriais são "fabricados artificialmente", como freon, CFCs, HFCs, etc. A priori diferentes em seus efeitos, as questões ligadas à poluição atmosférica e às mudanças climáticas estão intimamente ligadas. A poluição do ar e o aquecimento do clima não se substituem, mas somam-se. Suas origens e efeitos estão interligados.

Leia mais ->

Agir

Ao mudar alguns de seus hábitos, todos podem agir diariamente em benefício da saúde de todos.


#mediaçãocientíficasensibilizaçãoeducação


Leia mais ->

Notícias

Poluição do ar aumenta risco de morte por covid-19. Pesquisa avalia que 15% das mortes de infectados pelo coronavírus no mundo podem ter uma relação de causa e efeito com a poluição atmosférica.

Leia mais


Céu apocalíptico 'apaga' Pequim em pior tempestade de areia em uma década. A capital chinesa, Pequim, amanheceu coberta nesta segunda-feira (15/3) por uma espessa camada de poeira".


Leia mais


Poluição letal aumenta em 2020 apesar dos confinamentos.Três quartos dos países registraram em 2020 níveis superiores às recomendações máximas da presença no ar de micropartículas.


Leia mais

Onde fica a nossa estação de monitoramento da qualidade do ar




Projeto QualiAR

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Av. Costa e Silva, s/nº – Bairro Universitário
Campo Grande-MS CEP: 79070-900
Brasil


E-mail
emqa.infi@ufms.br

Qualiar Campo Grande-MS ©2021